Guia de uso

Defina o local

Ao selecionar o município afetado, o modelo automaticamente utilizará informações de contexto, utilizando informações como:
  • Densidade de carbono por hectare
  • Rentabilidade da extração de madeira sob concessão florestal
  • Rentabilidade do extrativismo de borracha e castanha do brasil
  • Custo do frete para restauração
  • Riqueza de espécies
Caso não tenha informações específicas, você ainda pode realizar a pesquisa. Nesse caso, serão incluídos automaticamente valores médios de contexto e impacto.

Área de Preservação Permanente

Uma Área de Preservação Permanente (APP) é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas, conforme definição da Lei n. 12.651/2012.

Com o propósito de estabelecer uma ideia de equivalência ecológica, a calculadora de desmatamento utiliza um multiplicador de 3,8 vezes o valor do dano quando a área analisada corresponde a uma Área de Preservação Permanente (APP), considerando sua extrema importância (Gasparinetti et al, 2017).

Gasparinetti, P.; Burner, A.; Vilela, T (2017) Definição de níveis de equivalência ecológica para a lei de compensação florestal do DF segundo o método de experimento de escolha. Conservação Estratégica. Série Técnica- Edição 51.

Área com potencial de recreação

Uma floresta preservada possui inúmeros atrativos naturais, como trilhas, cachoeiras, observação da fauna e flora, atividades de ecoturismo e contato direto com a natureza exuberante. No entanto, quando ocorre o desmatamento, a destruição do ecossistema e a perda de biodiversidade diminuem significativamente as oportunidades recreativas e turísticas que a área poderia oferecer. Além disso, a degradação do ecossistema também pode afetar negativamente as comunidades locais e populações indígenas que dependem da floresta para atividades culturais e tradicionais, restringindo suas possibilidades recreativas e reduzindo seu bem-estar geral.

Na valoração econômica, é crucial levar em conta o contexto do território. Em uma região com potencial de recreação, a calculadora considera os valores de recreação perdidos devido ao desmatamento, buscando quantificar os ganhos econômicos subtraídos pela supressão vegetal. Por outro lado, em áreas desmatadas isoladas, sem potencial de recreação, tais benefícios não serão contabilizados na calculadora.

Legalidade/Ilegalidade

O Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012) estabelece regras para o uso e conservação das florestas no Brasil. Ele define limites para o desmatamento em propriedades privadas, garantindo que uma parte significativa da vegetação nativa seja preservada. De acordo com o Código Florestal, propriedades rurais na Amazônia devem manter 80% de sua área como Reserva Legal. Caso o usuário insira a informação de que o desmatamento é legal, a calculadora entenderá, automaticamente, que o empreendimento não deverá incorrer em custos para a restauração.

Técnicas de Restauração

Regeneração natural é a prática de permitir que a vegetação se recupere por conta própria, sem intervenção humana significativa, em áreas degradadas. Essa técnica se baseia na capacidade intrínseca da floresta de se regenerar quando as condições ambientais são favoráveis.

Semeadura direta é uma técnica de restauração que envolve a dispersão de sementes diretamente no solo de áreas desmatadas ou degradadas. Essa técnica é especialmente útil na Amazônia devido à diversidade de espécies vegetais e à capacidade natural do solo de suportar o crescimento de uma grande variedade de plantas.

Usos da calculadora

A Calculadora de Impactos do Garimpo pode ser utilizada para três finalidades principais:
  1. Estimar valores de danos ambientais para apoiar a definição de compensações e indenizações;
  2. Estimar níveis eficientes de investimentos para planejamento e prevenção de impactos;
  3. Estimar receitas potenciais que o Estado poderia ter com seus ativos florestais.
© CSF · Todos os direitos reservados · A CSF não se responsabiliza pelas consequências do uso da calculadora.